PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Escorpião é endêmico
sexta, 22 de setembro de 2017
ESC0RPIÃO É ENDEMICO EM PATO BRANCO, E AS PESSOAS PRECISAM SE PRECAVER CONTRA O INSETO VENENOSO
A alerta é feito pelo professor da Universidade Tecnológica Federal de Pato Branco Fabiano Ostapiv. Ele capturou escorpiões marrons no bairro La Salle, onde já houve inclusive incidentes com pessoas picadas, que felizmente tiveram acesso ao soro rapidamente e não tiveram o agravamento do quadro. As neurotoxinas do veneno do escorpião podem matar uma pessoa facilmente. São Mais de 75 mil acidentes por ano no Brasil, e as ocorrências com escorpiões já superaram as provocadas por cobras.
Em Pato Branco foram encontrados vários focos de escorpião em terrenos baldios, em vários bairros da cidade, como Vila Izabel, La Salle, Bortot, Brasília e até no centro da cidade. Segundo o professor Fabiano as altas temperaturas contribuem para a proliferação desses insetos. Segundo ele, não é recomendado usar inseticidas comuns, porque os escorpiões são imunes a maior deles. “O uso do veneno faz apenas com que eles saiam de seus esconderijos em busca de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas e provocam os acidentes”. O ideal para combater o inseto é manter os quintais limpos, e evitar o acúmulo de qualquer tipo de entulho. “Limpeza é a palavra de ordem para evitar a presença indesejável do bichinho”, destacou.
Inimigos naturais
Muita gente quando vê um sapo no quintal, dá logo um jeito de expulsá-lo, um erro que pode custar caro. O sapo é o principal predador do escorpião, ele é um dos elementos preferidos do cardápio. “O ideal seria a gente criar um sapo no quintal, porque seria uma forma de controlar a população não apenas de escorpiões, como de aranhas”. Além de terem poucos inimigos naturais nas cidades, e alimentos com fartura, eles comem baratas, os escorpiões se reproduzem em larga escala. Eles não põem ovos, como muita gente pode imaginar. São vivíparos e seus filhotes nascem por meio de parto, após uma gestação longadurante entre dois meses meio a três meses. Algumas espécies, inclusive T. Bahiensis, podem gerar mais de uma ninhada a partir do mesmo acasalamento, decorrendo vários meses entre dois partos consecutivos. Entre estes escorpiões, cada ninhada pode ter mais de 20 filhotes, mas outras espécies podem produzir até 90 ou mais filhotes, lembra o professor Fabiano.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Núcleos em ação
Pirataria: Um mal Bilionário que ameaça a economia e o Estado
ACEPB avalia impactos das mudanças na alíquota ISSQN
Entidades empresariais e sindicato se unem contra aumento do ISSQN em Pato Branco
Núcleos em ação
Núcleo das Empresas de Contabilidade terá seu lançamento amanhã
Núcleos em ação
3ª edição do NEJ Talks.
Núcleos em ação
"Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria".
ASSOCIADOS
PLANA ENGENHARIA CIVIL
RUA PIONEIRO VICTORIO LOURENCO LEONARDI
Telefone: (46) 9122-3005
Rei do Espetinho
RUA GOVERNADOR JORGE LACERDA
Telefone: (46) 9133-4971
NIPPUR FINANCE AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS LTDA
Av. Santos Dumont
Telefone: (49) 3554-2566
AGRIVOLARE LTDA
R TAMOIO
Telefone: (45) 3618-6830
Dream House decorações
RUA CARAMURU
Telefone: (46) 3225-1055
Galeria de Fotos
Data de emissão: 11/09/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|