PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Consumo deverá elevar vendas no fim de ano
sexta, 10 de dezembro de 2021
Pesquisa Faciap aponta expectativas do comércio para o Natal em 2021
O fim de ano no comércio paranaense deve ser promissor para lojistas e empresários do setor. É o que mostra o resultado da pesquisa contratada pela Faciap à empresa Datacenso. Segundo o levantamento realizado nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão, os comerciantes estão otimistas com as vendas neste período do ano.
A maioria acredita que as vendas de 2021 serão melhores que as do mesmo período do ano passado, quando o movimento nas lojas físicas reduziu em função das restrições causadas pela pandemia e as vendas online aumentaram. A expectativa é de um crescimento de 14%, com maior foco nas lojas físicas e uma queda no comércio online. “Isso se justifica pelo avanço da vacinação, a melhora nos números da pandemia e com os consumidores sentindo-se mais seguros para sair às compras no Natal”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes.
Segundo os comerciantes, as pessoas estão saindo mais e, portanto, o movimento tende a ser maior nas lojas. Os comerciantes de Londrina mostraram ser os mais animados, já que 85% dos empresários são os mais otimistas com alta expectativa em relação às vendas. Em segundo lugar, estão os empresários de Francisco Beltrão, com 78%.
Contratações temporárias
Em relação ao número de contratações, quase metade dos comerciantes paranaenses pretende aumentar o quadro de funcionários para o final do ano. Em Londrina, 61% dos comerciantes afirmam que vão contratar novos funcionários para atender à demanda na ocasião. Em contrapartida, 62% dos empresários de Ponta Grossa apontaram que não pretendem aumentar o quadro.
Para os comerciantes paranaenses que pretendem contratar, a maior parte será de mão de obra temporária, como em Francisco Beltrão, onde 84% dos entrevistados pretendem aumentar o quadro neste regime. No entanto, chama atenção o dado de Maringá, já que 46% dos entrevistados na cidade pretendem contratar funcionários efetivos. Mais da metade dos comerciantes paranaenses pretende contratar até 2 funcionários. Segundo a pesquisa, o número médio chega a 3 funcionários a serem contratados.
Expectativa para 2022
Para o próximo ano, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo do seu negócio, cujo índice apresentou leve queda (4%) em relação à pesquisa do Dia dos Pais. Os que mais acreditam em um futuro próspero são os londrinenses (91%), seguidos pelos beltronenses (85%).
Frases dos entrevistados extraídas da pesquisa:
“As pessoas estão mais animadas em gastar e fazer um natal melhor esse ano”.
“As pessoas estão mais confiantes, saindo mais, comprando aos poucos.”
“Com a pandemia diminuindo, os clientes se sentem mais seguros para comprar.”
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Núcleos em ação
Pirataria: Um mal Bilionário que ameaça a economia e o Estado
ACEPB avalia impactos das mudanças na alíquota ISSQN
Entidades empresariais e sindicato se unem contra aumento do ISSQN em Pato Branco
Núcleos em ação
Núcleo das Empresas de Contabilidade terá seu lançamento amanhã
Núcleos em ação
3ª edição do NEJ Talks.
Núcleos em ação
"Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria".
ASSOCIADOS
ANA TEREZA CONSULTORIA E ESTRATÉGIA DE IMAGEM
RUA JOSE LEONARDI
Telefone: (46) 9930-6334
STUDIO JANA BASSO PERSONAL TRAINER
R ARARIBOIA
Telefone: (46) 9126-2668
ODA CREPES E CHURROS
R TAPAJOS
Telefone: (46) 3025-2376
ANDERSON MOTOS
AVENIDA TUPI
Telefone: (46) 9912-5740
ANJOS COLCHÕES
R IBIPORA
Telefone: (46) 3025-7270
Galeria de Fotos
Data de emissão: 10/09/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|