PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Dezembro Laranja
quarta, 13 de dezembro de 2017
Dezembro Laranja: mês de prevenção ao câncer de pele
Campanha chama a atenção da população para prevenção e diagnóstico da doença; tumor é o mais frequente no País, com estimativa de mais de 175 mil casos anuais, de acordo com o INCA
Diante da chegada do verão, o último mês do ano traz consigo uma importante discussão sobre prevenção ao câncer de pele, por meio da campanha “Dezembro Laranja”, conscientizando e educando a população sobre os riscos do câncer de pele, decorrentes da exposição excessiva ao sol, sem proteção. Dos tumores malignos, o tipo da doença é o mais frequente no País, com estimativa de mais de 175 mil casos anuais, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Atenta ao alto índice de incidência e ao fato de que a doença possui baixa taxa de mortalidade se descoberta no início, a Sociedade Brasileira de Dermatologia escolheu como tema “Se exponha, mas se não se queime” para enfatizar a importância de práticas cotidianas para prevenção.
Segundo Gabriela Diniz, dermatologista do Hapvida Saúde, ações para a precaução que reforçam atitudes fotoprotetoras no dia a dia e o diagnóstico prévio são fundamentais, pois qualquer situação de exposição ao sol, sem devida proteção, pode trazer consequências prejudiciais à pele. “Apesar da genética e do fototipo de pele influenciar no surgimento de tumores, a incidência de câncer de pele, não melanoma, pode ser reduzida em 78% com o uso regular de fotoprotetores. E nos melanomas, a redução pode chegar a 50%, pela simples utilização contínua do protetor solar”, explica a médica.
Os hábitos preventivos devem ocorrer diariamente, visto que a incidência dos raios solares acontece durante todo o ano em rotinas comuns, como, por exemplo, a locomoção de casa para o trabalho e durante atividades físicas e de lazer. “Sofremos os efeitos da radiação ultravioleta nos deslocamentos ao ar livre e dirigindo, por exemplo. Por isso, os métodos de fotoproteção devem ser incorporados a nossa rotina, para evitar os efeitos cumulativos da exposição”, reforça a dermatologista.
A exposição sem devida proteção se torna inimiga número um da patologia. Por isso, o uso de chapéus de abas largas, óculos escuros, protetor solar, roupas que protejam o corpo, além de evitar a exposição sem moderação no horário de maior insolação (das 10h às 16h), são importantes para prevenção ao câncer de pele. “Lesões na pele, manchas irregulares e com várias cores, que apresentem crescimento rápido, sangramento ou mudança em seu aspecto inicial, devem ser avaliadas o quanto antes pelo médico dermatologista”, enfatiza Diniz.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Força que Transforma:
ACEPB Convoca nucleados para protagonismo na Feira do Empreendedor SEBRAE
Caso do carpete
Carpete desaparecido reaparece com o mesmo ar de mistério
Mistério no Parque de Exposições
Sumiço de 700 metros de carpete mobiliza a polícia em Pato Branco
Acelera Pato Branco
Assinada Ordem de Serviço para asfalto na Linha Pastro com investimento de R$ 5,4 Milhões
Reunião semanal
ACEPB apresenta projeto "Domus": uma escola voltada a formar futuros líderes e empreendedores em Pato Branco
ASSOCIADOS
CISE - CENTRO INTEGRADO DE SOLUCOES EMPRESARIAIS
RUA IBIPORA
Telefone: (46) 3122-5599
PATOGAS
RUA ITACOLOMI
Telefone:
MEULAB
AVENIDA TUPI
Telefone:
GLAUCIO LUIZ ZILIO
R SERGIPE
Telefone: (46) 9110-8880
AVANCE AMBIENTES PLANEJADOS
TRAVESSA CRUZ ALTA
Telefone: (46) 9104-0467
Galeria de Fotos