PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Criminosos utilizam o sistema de “agendamento de PIX” para aplicar golpe no comércio
quinta, 04 de novembro de 2021
Faciap alerta para ocorrência de golpe com o PIX
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) está alertando os lojistas sobre a ocorrência de uma nova modalidade de estelionato na praça: o golpe do PIX. Criminosos estão se aproveitando das novidades dessa transação financeira para ludibriar empresários.
Conforme explica o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o golpe ocorre mediante um agendamento de PIX para pagamento de uma compra. “O golpista faz o agendamento do PIX para pagar uma compra e o empresário que recebe o comprovante pensa que a conta está paga e entrega a mercadoria. Na sequencia o golpista cancela o agendamento e deixa o empresário no prejuízo”, explica Fernando, ao destacar que os empresários devem ficar atentos para ver se o comprovante é de pagamento ou de agendamento.
E se cair no golpe?
A advogada Caroline Taborda Dallegrave, coordenadora do Departamento Jurídico da Faciap, diz que se trata de um crime de estelionato e orienta as vítimas para que coletem todas as informações possíveis, como nome, comprovante do agendamento do PIX, número de telefone e outros dados possíveis e procure a delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência. E, com o registro policial em mãos, a vítima também pode entrar em contato com a instituição financeira para buscar as alternativas para ser ressarcida.
O que é PIX
É um meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de: alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo; promover a inclusão financeira; e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. (...) com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.” Recentemente, o Banco Central limitou o valor da transferência para no máximo R$ 1.000 no horário das 20h às 6h.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Faciap
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Calendário oficial inicia na ACEPB
Pato Branco projeta ano histórico com investimentos de R$ 1 bilhão
Temporal castiga Pato Branco
Alagamentos e prejuízos marcam esta terça-feira
Artigo: Mercado não perdoa
O Crepúsculo do gigante: Correios e a miopia da inovação
Núcleos em Ação
Núcleo dos Empretecos abre calendário de 2026 com foco em planejamento estratégico
ACEPB recebe homenagem na primeira reunião de presidentes em 2026
Reunião de presidentes das Associações Empresariais na CACISPAR em Francisco Beltrão
ASSOCIADOS
DE MEYER
RUA TAPAJOS
Telefone:
CASA DAS ARMAS GENERAL
R GUARANI
Telefone: (46) 8813-6328
PRIMOR IMOVEIS
RUA JOAO PESSOA
Telefone: (46) 2604-0702
DOISGV COMUNICACOES
AVENIDA TUPI
Telefone: (46) 9122-2314
RESTAURANTE JIPÃO
RODOVIA PR 280
Telefone: (49) 3344-3704
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 04/02/2026 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|