PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Café ACEPB: Economista mostra cenário otimista
quinta, 15 de junho de 2023
Mercado Financeiro começa a olhar otimista para os próximos meses no Brasil
Os especialistas em mercado financeiro iniciam a fase de um olhar mais otimista para os próximos meses no Brasil. Foi o que destacou em palestra durante o evento Café ACEPB na sede da Associação Empresarial de Pato Branco o economista Cristian Rafael Pelizza, doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que atua como Economista na Nippur Finance, e integra uma equipe que administra uma carteira de mais de R$ 6 bilhões no Brasil. A boa notícia é que os indicadores são otimistas para a retomada do desenvolvimento e controle da inflação no Brasil, com a redução dos juros pelo COPOM no segundo semestre de 2023.
A visão está consideravelmente mais otimista e isto se deve aos números que o Banco Central vem apresentando nos últimos meses. O PIB veio mais forte, puxado principalmente pelo agronegócio, e a inflação está moderadamente abaixo das projeções, gerando um contexto para que ocorra a redução dos juros. Na visão do especialista, o “otimismo” é uma ferramenta poderosa para ajudar a economia a se recuperar, porque traz luz ao túnel, e a atividade econômica está mostrando um quadro favorável. Sobre o endividamento das famílias, que está muito alto, Cristian destacou que as pessoas precisam ficar atentas, e se tiverem oportunidade de renegociar, livrar-se de a dívida e gerar uma nova poupança, é o melhor a fazer.
O varejo
O varejo tem sido o segmento mais castigado pelos juros a dois dígitos, porque ele depende tanto de financiar seu cliente como ser financiado. “Para o Brasil o lado mais positivo é que o nível de emprego está bom, e isto tem mantido o poder de consumo das famílias”.
O agronegócio foi o grande herói do primeiro trimestre
Os números foram positivos e refletiram a gigantesca produtividade do agro brasileiro, o que não deveremos ter no segundo semestre, afirmou. “A produção brasileira foi alta, e as commodities estavam com seus preços elevados, mas os números globais deverão se realinhar, e não existe uma tendência global de mudança nos próximos meses, eu diria que o mercado está bem indeciso em relação ao agronegócio.
Combustíveis devem seguir estáveis
Em relação aos combustíveis o especialista acredita que não deverá haver surpresas. “A Petrobrás está se mostrando capaz de absorver os impactos do mercado internacional, e a gasolina naturalmente tende a ficar estável nos próximos meses, salvo algum movimento mundial, como um corte de produção pela Opep”.
O Brasil voltará a crescer
Sobre os próximos meses, Cristian acredita que o Brasil vai caminhar bem, apesar de algumas incertezas no quadro global. “A gente tem aí uma inflação ameaçadora em grandes mercados como os Estados Unidos e União Europeia, a questão da guerra, mas o Brasil está se mostrando forte no controle inflacionário e existe real possibilidade de corte nos juros reduzindo a taxa Selic. “Eu diria que a fotografia hoje é bem diferente do início do ano, diria que vamos muito bem mesmo”, finalizou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Núcleos em ação
Pirataria: Um mal Bilionário que ameaça a economia e o Estado
ACEPB avalia impactos das mudanças na alíquota ISSQN
Entidades empresariais e sindicato se unem contra aumento do ISSQN em Pato Branco
Núcleos em ação
Núcleo das Empresas de Contabilidade terá seu lançamento amanhã
Núcleos em ação
3ª edição do NEJ Talks.
Núcleos em ação
"Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria".
ASSOCIADOS
GUZZO AGRONEGOCIOS
RUA ABILON DE SOUZA NAVES
Telefone: (46) 3526-1344
PATOLUX
RODOVIA BR 158
Telefone: (46) 3220-0699
DS DOOR
RUA PRINCESA ISABEL
Telefone: (46) 3224-7041
TURBONOX ESCAPAMENTOS
RUA DOUTOR JOAO JUGLAIR JUNIOR
Telefone: (46) 9915-6564
POSTO 6 RODAS
AV TUPI
Telefone: (46) 3223-3358
Galeria de Fotos
Data de emissão: 09/09/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|