PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Tendências 2021
quinta, 03 de dezembro de 2020
Mercado nacional: O que esperar para economia brasileira em 2021
Desde o baque que o Brasil sofreu entre 2015 e 2016 a retomada da economia estava sendo registrada através do crescimento do mercado de trabalho, da expansão dos setores da indústria, do comércio e dos serviços. Os sinais sólidos do final de 2019 apontavam para um cenário de crescimento, até que o mundo foi impactado pela pandemia do coronavirus e a retração inevitável.
Em uma análise recente Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do país, lembra que a crise trouxe a maior contração econômica que o mundo já viu, contudo, veio também a recuperação mais rápida e forte que a economia já presenciou.
Através de um estímulo econômico inédito, representado pelo auxílio emergencial disponibilizado pelo governo, desde maio foi possível observar uma média de crescimento de 8% ao mês, que apresentou alguns pontos de melhora nos meses seguintes. Estima-se que mais de 108 milhões de brasileiros tenham sido beneficiados, de maneira direta e indireta, pelos R$ 600,00 pagos por meio do auxílio emergencial.
A flexibilização do mercado de trabalho, com a possibilidade de redução da jornada e do salário para evitar um desemprego em massa, cerca de 9 milhões de brasileiros puderam ser mantidos em suas atividades, e isso refletiu diretamente no desempenho de setores da economia como dos supermercados, que em setembro registraram 9% de crescimento, um movimento ainda melhor do que o esperado no comparativo com o mesmo período de 2019.
“Para quem ganha muito e tem um acréscimo de renda transforma parte em consumo e outra parte em poupança, porém, para quem ganha pouco tudo vira consumo”, afirma o economista nesta análise sobre o crescimento do mercado supermercadista.
Para manter no radar estratégico
Por mais que o governo tenha atendido ao momento, que exigiu essas medidas, é provável que o auxílio não dure para sempre, e será natural que alguns movimentos de privatização e medidas fiscais sejam colados em prática na busca pelo equilíbrio econômico.
O impacto das eleições também deve levar aos municípios novas estratégias para arrecadação de impostos, isenção tributária e incentivos para fomentar comércio. Com o início dos novos mandatos de prefeitos e vereadores será primordial que empresários e gestores estejam atentos aos modelos de negociação e de relacionamento com o mercado na hora de planejar os próximos passos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Calendário oficial inicia na ACEPB
Pato Branco projeta ano histórico com investimentos de R$ 1 bilhão
Temporal castiga Pato Branco
Alagamentos e prejuízos marcam esta terça-feira
Artigo: Mercado não perdoa
O Crepúsculo do gigante: Correios e a miopia da inovação
Núcleos em Ação
Núcleo dos Empretecos abre calendário de 2026 com foco em planejamento estratégico
ACEPB recebe homenagem na primeira reunião de presidentes em 2026
Reunião de presidentes das Associações Empresariais na CACISPAR em Francisco Beltrão
ASSOCIADOS
PREVINCENDIO
RUA TOCANTINS
Telefone: (46) 2604-1443
AVANCE AMBIENTES PLANEJADOS
TRAVESSA CRUZ ALTA
Telefone: (46) 9104-0467
BGB PORTOES AUTOMATIZADOS LTDA
RUA JOSÉ CARDOSO BONIFÁCIO
Telefone: (46) 9983-6266
COPY CHAVES
AVENIDA TUPI
Telefone: (46) 9108-7770
ANDRADE E SANTOS SEGUROS LTDA
R PEDRO KRIGER
Telefone:
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 04/02/2026 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|