PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
PR 280
terça, 07 de março de 2017
PRIVATIZAÇÃO DA PR 280: ENTIDADES QUEREM DESACELERAR O PROCESSO
Lideranças empresariais da indústria, comércio, agronegócio e políticas promoveram o encontro na sede do SINDICOMÉRCIO em Pato Branco, para retomar o debate sobre a privatização da PR 280. As lideranças estão preocupadas com o futuro da economia regional caso ao processo de privatização da rodovia PR 280 se torne realidade. Por isso o debate está sendo retomado, principalmente depois de um pedido da AMSOP para que o processo de privatização tenha continuidade.
As empresas que se habilitaram no processo de privatização alegam que serão necessários R$ 3,3 bilhões para manter o trecho de 285 km durante os 25 anos da concessão. Estes valores estão sendo considerados superdimensionados, e não estão muitos claros. O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, disse que é preciso avançar, mas com cuidado para que a economia regional possa suportar esse impacto. “Nos últimos 25 anos o país cresceu em 273% no agronegócio, e o Sudoeste cresceu 179%, acima da média em toda a cadeia produtiva, e quando olhamos da porteira para foram a estrutura é a mesma de 50 anos atrás”, afirmou o líder ruralista. Oradi disse que é dever do Estado dar condições logísticas para o escoamento de toda a riqueza produzida no Sudoeste. “Já fomos condenados pelo Anel de Integração, que isolou o Sudoeste, e agora precisamos tomar atitudes em relação a privatização da PR 280, para não sermos cobrados pelas gerações futuras, como os que inviabilizaram a economia regional ”.
Para o presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão, empresário Marcos Guerra, que participou do encontro, o momento é de vigilância e estudo, para evitar que a região seja penalizada no futuro com tarifas exorbitantes de pedágio, como hoje ocorre em outras praças do Paraná. “Nós queremos informações que esclareçam a sociedade, para que ninguém seja pego de surpresa no futuro”, afirmou.
O empresário Luiz Antunes, presidente da Associação Empresarial de Pato Branco, também se manifestou no encontro. Para ele é preciso mais transparência no processo, o que até agora não aconteceu. “Vamos criar uma comissão técnica com profissionais especializados, para que os números sejam esclarecidos, porque os apresentados no nosso entendimento estão muito acima da realidade, e irão penalizar a região com tarifas muito altas de pedágio”.
Lideranças políticas também participaram do encontro. O prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, afirmou que a região tem problemas sérios não apenas na PR280, como também a PR 281. “O Sudoeste precisa mudar esta realidade sob pena de ficar para traz na história do Paraná, mas dentro da realidade econômica do momento”, destacou o prefeito.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Calendário oficial inicia na ACEPB
Pato Branco projeta ano histórico com investimentos de R$ 1 bilhão
Temporal castiga Pato Branco
Alagamentos e prejuízos marcam esta terça-feira
Artigo: Mercado não perdoa
O Crepúsculo do gigante: Correios e a miopia da inovação
Núcleos em Ação
Núcleo dos Empretecos abre calendário de 2026 com foco em planejamento estratégico
ACEPB recebe homenagem na primeira reunião de presidentes em 2026
Reunião de presidentes das Associações Empresariais na CACISPAR em Francisco Beltrão
ASSOCIADOS
DS DOOR
RUA PRINCESA ISABEL
Telefone: (46) 3224-7041
IZ VISUAIS - EVENTOS E FORMATURAS
RUA ALAGOAS
Telefone: (46) 3225-6870
CASA DAS ARMAS GENERAL
R GUARANI
Telefone: (46) 8813-6328
LINHARES MOVEIS SOB MEDIDA
RUA OLIMPIO BOMBASSARO
Telefone: (49) 9945-0023
TRANSPORTADORA B&B
RUA CLOVI CAPELEZZO
Telefone: (46) 9905-1304
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 05/02/2026 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|