PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Núcleos em ação

quinta, 18 de dezembro de 2025

Educação do Futuro: Pato Branco apresenta projeto para a sede própria do 6º Colégio da Polícia Militar

O setor educacional de Pato Branco vive um dos capítulos mais marcantes de sua história. Em um esforço conjunto que une a expertise técnica de arquitetos, o fôlego da classe empresarial e o braço do setor público, foi apresentado o projeto arquitetônico da sede própria do 6º Colégio da Polícia Militar (CPM). Com um investimento previsto de R$ 40 milhões, a obra não apenas dará um lar definitivo à instituição, mas estabelece um novo paradigma para as escolas militares em todo o Paraná.

O projeto nasceu sob o conceito de "construção coletiva", capitaneado pelo Núcleo de Arquitetos e Urbanistas de Pato Branco (NAU). Para o presidente do núcleo, Andrey da Silva, a entrega simboliza a valorização da profissão a serviço do bem comum. "Este é, sem dúvida, um marco histórico no setor educacional de Pato Branco. Fomos estimulados a entrar nesse desafio para promover uma proposta que atendesse as demandas reais do Colégio Militar. O conceito é moderno, complexo e foi desenhado para ser o modelo de referência para os demais projetos em todo o estado", destacou.

A sede, que contará com cerca de 10 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 12 mil metros quadrados, foi recebida com entusiasmo pela Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). O presidente da entidade, Ivan Orlandini, não escondeu a satisfação ao ver o detalhamento técnico sair do papel. "Esse projeto nos causa alegria e até emoção. Os arquitetos colocaram o coração e a alma no trabalho, transformando o sonho da comunidade em algo físico e concreto. É um momento histórico onde nossos núcleos mostram resultado, colaborando para que a cidade progrida e cresça", pontuou Orlandini.

A dimensão estratégica da obra também foi enaltecida por Luan Ruaro Marcante, presidente do Conselho Superior da ACEPB. Ele reforçou que a sinergia entre as frentes política e empresarial foi a chave para o sucesso do planejamento. "Estamos vivendo um momento de união de esforços entre a iniciativa privada, o poder público, a Câmara e a Polícia Militar. O CPM de Pato Branco já figura entre os melhores em índices de educação no estado, e essa obra monumental vai consolidar essa posição, servindo como espelho para o Paraná", afirmou Marcante.

Primeira unidade CPM construída exclusivamente para o colégio militar no Paraná

Do ponto de vista operacional e pedagógico, o Major Guido Benjamin, diretor do Colégio da Polícia Militar de Pato Branco, ressaltou que a estrutura foi pensada detalhadamente para a rotina militar — algo inédito nas unidades paranaenses. "É um projeto audacioso e tratado com todo o cuidado. Ele atende nossos requisitos de segurança e funcionalidade para abrigar até 1.600 alunos por turno. É algo inédito no Paraná, com um potencial enorme que valoriza o ensino de qualidade e a segurança para alunos e profissionais", explicou o Major.

A viabilização técnica deste marco histórico carrega a assinatura de profissionais que agora escrevem seus nomes definitivamente na trajetória de Pato Branco. Sob as premissas de funcionalidade, disciplina espacial e eficiência operacional, os arquitetos Gabriela Burille, Patrícia Asquidamini, Sofia Ceni e Willian Navarro foram os responsáveis pela elaboração do projeto e escrevem seus nomes na história. O trabalho deste grupo assegura um conjunto arquitetônico coerente e durável, garantindo que o legado pedagógico e institucional do 6º CPM seja moldado em uma estrutura à altura de sua importância para as futuras gerações.

Estrutura e Viabilização

O novo complexo contará com três pavimentos e um design focado na eficiência e segurança. O financiamento da obra já possui um caminho traçado: o Secretário das Cidades, Guto Silva, garantiu um aporte inicial de R$ 20 milhões. O restante do recurso está sendo pleiteado junto ao Governo do Estado, com a expectativa de que a estrutura completa seja entregue em um prazo de dois anos, tornando-se um novo cartão-postal do sudoeste paranaense.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos