Núcleo das Mecânicas
terça, 04 de agosto de 2020
Deu pane no inverno? Saiba o que fazer com estas dicas do NMPB
Com a chegada do inverno, não é só nós que precisamos de cuidados especiais. Por conta das temperaturas baixas, nos prevenimos para evitar gripes, resfriados e doenças respiratórias.
O carro no frio precisa de uma dedicação para que não haja problemas futuros, a partir da hora de dar a partida ou até mesmo ficar no trânsito parado e ter uma pane desconhecida. Os carros no inverno precisam de cuidados que você nem imagina.
Além disso, em temperaturas baixas, o motor não trabalha da mesma forma que nos períodos quentes e pode ter danos. Pode haver estragos na bateria e na ignição de motores flex. E acreditem, eles contribuem para nossa segurança.
Veja algumas dicas de cuidado com o carro no frio.
Motores de carros flex, que funcionam com álcool e também com gasolina, contem um reservatório de gasolina que facilita na hora de dar partida no carro. Contudo, se ele estiver vazio ou com pouco combustível, o carro pode demorar a ligar numa manha muito fria ou se ele ficar muito tempo parado sem uso.
Porém, é importante mantê-lo sempre abastecido com gasolina aditivada, que é mais qualificada e ainda ajuda na ignição o motor. Esse reservatório, não usará nem um litro de gasolina.
O carro no frio, naturalmente, tem um desgaste maior na bateria. O equipamento precisa de uma amperagem alta para funcionar e em baixas temperaturas fica comprometida a capacidade de armazenamento.
Contudo, mesmo que você não saia com o veículo, ligue pelo menos o motor, uma vez por dia, pelo menos 10 minutos e levemente acelere. Isso ajuda a bateria não descarregar e preserva um pouco mais a vida útil.
Porém, não é só os outros itens do carro no frio são afetados. Os pneus, por conta da temperatura fria, sua pressão diminui e podem ficar um pouco murchos. Atente-se, com isso aumenta o consumo de combustível e seus gastos. Sempre se certifique que sua calibragem está de acordo da fornecida pelo fabricante.
Além disso, por conta do mau tempo as estradas e as ruas ficam mais úmidas, se o pneu estiver careca, o risco de derrapagem é maior.
O carro no frio tende que as palhetas se ressequem com mais facilidade, por serem feitas de borracha. Por isso, o ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, causando riscos e sujeiras.
É aconselhada a troca das palhetas de três em três meses. Esse período varia de fabricante para fabricante, antes de fazer a troca consulte.
A neblina no inverno carrega muita sujeira para o carro no frio. Por isso, é importante que o reservatório de água esteja sempre cheio, misturado, de preferência, com um detergente próprio, que auxilia com mais eficiência na limpeza.
Outras dicas para cuidados com o carro no frio
Então, gostou das dicas? Esta é uma iniciativa do NMPB – Núcleo das Mecânicas de Pato Branco, da Associação Empresarial. Fique ligado em nossas dicas, e nas páginas sociais Instagram, Facebook e nossa página aqui na Internet. Um grande abraço a todos. E se o problema persistir não hesite em procurar uma de nossas Oficinas Mecânicas associadas ao NMPB.
Fonte: https://www.lionsprotecaoveicular.com.br/cuidados-com-o-carro-no-frio/
Galeria de Fotos