PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Associação Empresarial inicia diálogo para implantar mudanças nas regras do ESTAR em Pato Branco

sexta, 26 de setembro de 2025

Guinada na Zona Azul de Pato Branco: Associação Empresarial dialoga com autoridades e propõe Fim das 'Multas Pesadas' e Mudança no Sábado

Reunião busca trocar penalidades por tarifas mais altas para coibir estacionamento o dia todo; sistema pode ganhar 'período de tolerância' antes da multa oficial.

Uma articulação entre a Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e a Câmara de Vereadores promete mudar as regras do polêmico Estacionamento Rotativo, conhecido como “Zona Azul”. Em encontro recente, o presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, diretores da entidade e o presidente do Legislativo, Lindomar Brandão, foram apresentadas propostas para alterar as penalidades e o modelo de cobrança, visando beneficiar o comércio sem onerar excessivamente o motorista. O cerne da negociação envolve a flexibilização do processo de infração e a criação de mecanismos mais eficazes para garantir a rotatividade de vagas.

Penalidade x Tarifa: O Novo Dilema

Estão sendo apresentadas para o debate propostas que preveem uma série de taxas de regularização que podem chegar a 20 vezes o valor da tarifa de 30 minutos, além da multa oficial do Órgão Municipal (com pontos na CNH) apenas após sete dias sem pagamento da infração.

O vereador Lindomar Brandão se manifestou favorável à rotatividade, mas é categoricamente contra os valores elevados da multa e os pontos na CNH. A solução debatida por ele e diretores da Associação Empresarial foca na criação de um desestímulo tarifário para quem deixa o veículo estacionado o dia todo.

"A questão de aumentar bem o valor para terceira e quarta hora já resolveria bem. Pra que não valha a pena deixar o dia todo na rua como era antigamente e pagar somente os R$5,00 da multa," destacou Ivan Orlandini, resgatando a motivação original do sistema.

Uma das ideias é tornar as horas seguintes (3ª e 4ª) exponencialmente mais caras. Isso manteria o objetivo de democratizar o acesso às vagas, conforme solicitado pelos comerciantes (ACEPB e Sindicomércio), que reclamavam da ocupação integral por poucos veículos.

Sábado e Tolerância em Pauta

Outra reivindicação além da mudança nas penalidades, é a volta da cobrança do estacionamento no sábado, dia de grande movimento nas lojas e de alta necessidade de rotatividade.

Outra proposta central é dar ao motorista uma nova chance de regularização antes da emissão da multa oficial de trânsito. Surgiram ideias como o pagamento de taxas de 5x e 20x o valor da tarifa para regularizar (até 7 dias), que desestimularia o cometimento da infração. O compromisso é de estudar um modelo que ofereça mais tempo e opções para evitar que a situação evolua para uma infração formal, com pontos na CNH.

Os próximos passos incluem uma reunião tripartite crucial a ser agendada para breve, envolvendo a ACEPB, a Câmara de Vereadores e o Departamento de Trânsito (Depatran). A expectativa é que, deste encontro, saiam as propostas finais de alteração a serem implementadas na regulamentação da Zona Azul.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos